top of page

Você sabe o que é o exame de bioimpedância?

A avaliação corporal é uma das partes mais importantes da consulta, com ela conseguimos identificar vários pontos que precisam ser melhorados/tratados no paciente. Com o surgimento de novas tecnologias esse tipo de avaliação tem se tornado cada vez mais eficaz e exato. Um dos aparelhos usados para medir os parâmetros do corpo é a bioimpedância (costumo brincar com meus pacientes que ela é a ‘’balancinha fofoqueira’’).


Esse aparelho que ainda não é tão familiar para muitas pessoas, nos possibilita um exame super completo em que podemos avaliar a composição corporal através da aplicação de uma corrente elétrica (leve e indolor) que circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência no tecido adiposo (gordura). Através dos quatro sensores de metal, localizados 2 na base e 2 onde a pessoa segura com as mãos, os elétrons gerados pela corrente elétrica percorrem as partes do corpo que possuem mais água, como os músculos.


Aqui no consultório uso balança de modelo Tanita Bc601, com ela consigo avaliar: peso, percentual de gordura, quantidade de massa muscular, idade metabólica, taxa metabólica basal, água corporal, IMC, gordura visceral, massa óssea e ainda consigo ver toda distribuição de massa adiposa e massa muscular distribuída por seguimento do corpo (tronco, pernas e braços), possibilitando assim um acompanhamento bem específico.


Para realização do exame o ideal é que a pessoa ingira pelo menos dois litros de água no dia anterior, não tome nenhuma medicação diurética, não faça atividade física (pelo menos 12h), não esteja gestante ou em período menstrual, não possua marcapasso e é necessário remover todos os acessórios com metal e um jejum de pelo menos 4h.


O mais legal é ver a evolução dos pacientes e ver que realmente em muitos caso o peso não quer dizer muita coisa, é preciso olharmos a composição corporal como um todo, não somente o peso na balança.


Curtiu? Quer fazer sua avaliação? Agende uma consulta pelo (32) 98423-4233.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page