top of page

Deficiência de vitamina B12 e seus efeitos no organismo

O que é:

A vitamina B12, é uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada por microrganismos, encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina. A B12, além de agir como uma vitamina, também atua como coenzima, ou seja, ela participa de uma série de reações como catalisadora, alterando a velocidade de tais reações e tornando-as muito mais ágeis. Como muitos outros exemplares do complexo B, a vitamina B12 tem importantes funções biológicas, entre elas, podemos citar a saúde dos sistemas nervoso e cardiovascular.


Como ocorre:

A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer pela baixa ingestão de alimentos que a contenham, ocorre também se o intestino não consegue absorver a vitamina corretamente, quando o paciente possui algum tipo de problema intestinal com crescimento anormal de bactérias ou doenças como a doença de Crohn ou doença celíaca interferem diretamente na absorção dessa vitamina.

A falta de uma substância chamada de “fator intrínseco” também pode levar a deficiência da vitamina no organismo. O fator intrínseco é uma proteína secretada pelo estômago que se junta à vitamina B12, as duas substâncias ‘’caminham’’ através do intestino delgado para depois serem absorvidas pela corrente sanguínea, sem essa substância a vitamina não pode ser absorvida e é excretada pelo corpo. A falta desse fator pode ser resultado de uma reação autoimune e causar um anemia conhecida como anemia perniciosa.

Outros problemas podem dificultar a absorção desta vitamina pelo organismo, como alcoolismo crônico, cirurgias que removeram partes do estômago ou do intestino delgado (procedimento comum em cirurgias para perda de peso, como a cirurgia bariátrica) e o uso de antiácidos e outros medicamentos para controlar a acidez estomacal.

Sintomas:

A falta de B12 pode ser silenciosa por muitos anos ou apresentar sintomas como fraqueza, desânimo, quadros de depressão, falta de apetite, dificuldade de concentração, diarreia ou constipação, etc. Na sua forma mais grave pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Principais alimentos fontes de B12:

Sua principal fonte é de origem animal, peixes como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. Alguns alimentos de origem vegetal também contêm a vitamina, como o levedo de cerveja e algumas algas marinhas, porém em quantidade bem menor.

Diagnóstico:

Precisamos entender que quando analisamos exames de sangue, nem sempre que os resultados que estão dentro dos ‘’valores de referência’’ estão bons ou adequados, principalmente quando o paciente é sintomático, ou seja, apresenta sintomas. No caso da B12, é bem estabelecido na literatura científica que as pessoas com níveis de B12 entre 200 pg/ml e 350 pg/mL, níveis considerados “normais”, já apresentam claros sintomas da deficiência. Alguns especialistas em diagnóstico e tratamento da deficiência de B12, sugerem o tratamento de todos os pacientes que sejam sintomáticos e apresentem níveis de vitamina B12 inferior a 450 pg/mL. Caso você apresente algum dos sintomas, procure um profissional para diagnóstico e orientação.


Para agendamentos de consulta ou informações: (32) 98423-4233.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page